Cinco passos de como desenvolver o "dedo verde", aquela "mão boa" que faz com que as plantas cresçam cheias de saúde e beleza no seu jardim.

“O Que se encontra no início? O Jardim ou o Jardineiro? Havendo um Jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um Jardim aparecerá. Mas havendo um Jardim sem Jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um Jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de Jardins.”
Rubem Alves

Você tem o sonho de um jardim e não sabe ao certo como começar?

Muita gente me procura pedindo ajuda para cuidar de diferentes espécies de plantas, plantas que ficam dentro de casa ou as mesmas plantas que estão em varandas e em jardins.

Me mandam fotos de espécies que elas não fornecem cultivar, fazer dar flores, frutos e por fim manter vivas.

A maioria das pessoas não sabe qual a mistura de terra ideal, quanta luz a planta precisa, quanta água e mesmo quando adubar e podar.

Muitas vezes as pessoas ganham plantas de presente ou chegam a comprar plantas que são bonitas. Eis que levam as plantas para casa e assistem assustados a morte lenta dela, a planta definida aos olhos vistos.

Tem gente que perde a confiança e acha que não tem jeito com as plantas, que não tem mão boa, que não tem o DEDO VERDE.

Uma das coisas mais comuns é a pessoa contratar alguém que se diz “jardineiro” e esse “profissional” faz o serviço de forma um tanto duvidoso. O serviço em geral sai caro e o resultado são plantas que acabam por ficar doentes, maltratadas, mal podadas e com excesso de adubos químicos ou orgânicos.

Desconfiada a pessoa acaba por chamar outro desenhado que faz tudo diferente e ao mesmo tempo com resultados iguais ao do “jardineiro profissional” anterior. As plantas sofrem mais ainda e ficam mais doentes e você quem paga o mico sem saber o que está acontecendo.

Hoje com as informações digitais a disposição as pessoas procuram na internet sobre como cuidar de uma planta, de um jardim ou mesmo de uma frutífera e 05 sites depois já está tão confuso que resolve não fazer mais nada.

Há 25 anos atrás eu comecei a procurar respostas para as questões relacionadas ao mundo das plantas, pois eu plantava muitas espécies,  de muitas formas e muitas delas morriam, tive de aprofundar meus conhecimentos sobre cultivo de diferentes espécies, suas necessidades a fim de criar o jardim dos meus sonhos.

Nessa minha busca fui conhecer os jardins de outras pessoas, como elas eram cuidadas, quais espécies eram mais bonitas ou mais gostosas de se comer o fruto.

Pesquisei sobre plantas ornamentais de diferentes países, e busquei compreender por essa espécie vai bem em uma localidade e em outros locais ela parecia não gostar.

Percebi a necessidade de se estudar o solo, a água, os nutrientes, as podas, o clima e a interação dessas plantas com os bichos e insetos da região.

Nesse meio tempo percebi que muitos “jardineiros” tinham algum conhecimento prático e nada teórico, como se nesse setor de trabalho, o que valia mais era a experiência que o conhecimento, e olha que sempre houve muita informação.

Muitas vezes tinha pena das pessoas que contratavam jardineiros que pouco ou nada sabiam do que estavam fazendo com as plantas nos jardins dos clientes que os contratavam.

Percebi a necessidade de ensinar as pessoas sobre os cuidados com as plantas, para que pudessem fazer elas mesmas mais de 90% dos trabalhos nos jardins e também de quando contratar um ou mais jardineiros eles soubessem como gerenciar o que seria feito e o que aplicar nas plantas para seu máximo desenvolvimento.

COMEÇANDO UMA CONVERSA VIVA

Olá meu nome é Demis Lima, eu sou Biólogo /Botânico.

Sou apaixonado por árvores desde os 18 anos, quando comecei a admirá-las de verdade. Quando parei para contemplá-las em longas caminhadas em trilhas e caminhadas urbanas.

Pratico jardinagem há mais de 25 anos, diariamente mesmo. No começo era só no meu jardim, depois nos jardins dos familiares e amigos, mas com o tempo nos jardins dos meus diversos clientes, muitos se tornaram ao longo do tempo amigos e amigas, essa é a verdadeira arte de cultivar pessoas. Pessoas precisam ser adubadas, regadas, cuidadas com nosso afeto sincero.

Gostei tanto de estudar as plantas que acabei cursando há duas décadas uma faculdade de Biologia, na PUC-SP. Eu adorava as aulas de botânica e de ecologia florestal, mais do que 90% dos meus colegas de classe. Logo os alunos veteranos e professores perceberam que eu gostava muito de plantas e me convidaram para trabalhar em levantamentos de flora em diferentes formações florestais. Sou profundamente grato à todos eles.

Por uma série de coincidências fui trabalhar no setor florestal  que plantava eucalipto, mas o foco do meu trabalho lá  eram as florestas nativas, onde eu monitorava o crescimento das árvores brasileiras dentro de  estudos complexos e muito instrutivos. Nessa mesma época tive contato com projetos de marcações de árvores centenárias como matrizes,para  coleta de sementes, produção de mudas, polinização cruzada controlada, clonagem de plantas e produção de mudas em larga escala.

Acabei sendo compelido a inaugurar uma empresa de consultoria chamada BIODIVERSA, há 14 anos no mercado e nesse meio tempo acabei ministrando cursos de jardinagem e arborização em espaços formais e informais. Durante muitos anos fui professor do curso de jardinagem do SENAC para diversas turmas de jardineiros.

Entre os anos de 2009 e 2012 trabalhei na Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba-SP, onde tive o desafio de cuidar das árvores das calçadas, colaborar com a criação do Plano diretor de arborização urbana do município e com a conquista da certificação do Selo Município Verde Azul.

Realizei ao longo do tempo diversos projetos de reflorestamento e de restauração ecológica de processos naturais combinando técnicas ecológicas diversas. Atendendo ao convite de amigos, fui  presidente da ONG RETORNO DAS ÁRVORES, com foco no conceito de valoração econômica e ecológica das árvores, plantando tanto as espécies nativas como as exóticas.

Nos últimos 24 meses tenho me dedicado ao trabalho de divulgar esses temas usando diferentes mídias sociais, com a ajuda do Biólogo André Guilherme, com a proposta de fazer chegar esses conhecimentos ao mais diferentes cantos do nosso Brasil.

O conteúdo que se segue neste curso é uma síntese desses 25 anos de observação do mundo natural, interação com as plantas já que elas me contam seus segredos sem torturas, no meu dia-a-dia de jardinagem pessoal, atendendo os diversos clientes, plantando muitas árvores e compartilhando esses conhecimentos da forma mais didática possível.

Seja bem vindo. É com grande prazer que estou compartilhando com você nesse curso tudo o que eu sei, sem segredos ou complicações sobre cultivo de plantas em vasos, jardineiras, jardins, arbustos e árvores.

© YourDomain.com · All Rights Reserved ·